Encontro 4 : CREIO EM DEUS PAI . CAIC

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Encontro 4 : CREIO EM DEUS PAI .

OBJ : Reconhecer a origem de todas as coisas em Deus, o Criador

ORAÇÃO : Ó Pai, por vossas mãos recebemos a vida e acreditamos que dela cuidais como Pai amoroso.

Ajude-nos a reconhecer este amor e cuidado e assim compartilha-los também com nossos irmãos e irmãs .

Pai nosso…..

MOTIVAÇÃO INICIAL :

De onde viemos? Qual é nossa origem ? De onde vem e para onde vai tudo que existe ? Por que existe o Mal ? São perguntas que por certo cada um de nós já refletiu e também os cientistas , filósofos e teólogos já se debruçaram . A Ciência está super avançada, com pesquisas desde o átomo e no nível astronômico estuda galáxias e estrelas e ainda assim não chegou a nenhuma conclusão definitiva sobre a origem de tudo . A filosofia concorda que para tudo há um início mas não consegue fechar esse assunto. Se as Ciências não conseguem , isso confirma o que diz a teologia : Tudo está muito além do nosso entendimento e para nós católicos a origem está em Deus , o Criador

O que diz o  Catecismo da Igreja Católica :

Caic 279. Deus é criador das coisas visíveis (Universo) e invisíveis (o mundo espiritual)

Caic 295. Acreditamos que Deus criou o mundo segundo a sua sabedoria . O mundo não é fruto duma qualquer necessidade, dum destino cego ou do acaso. Acreditamos que ele procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participantes do seu Ser, da sua sabedoria e da sua bondade: «porque Vós criastes todas as coisas e, pela vossa vontade, elas receberam a existência e foram criadas» (Ap 4, 11).

Caic 296. Deus cria livremente «do nada»

Caic 301. Depois da criação, Deus não abandona a criatura a si mesma. Não só lhe dá o ser e o existir, masa cada instante a mantém no ser, lhe dá o agir e a conduz ao seu termo. Reconhecer esta dependência total do Criador é fonte de sabedoria e de liberdade, de alegria e de confiança.

Deus também concede ao homem a liberdade para completar a obra da criação, aperfeiçoando-a, e tornando tudo harmonioso para o seu bem e de seu semelhante. Os homens podem entrar deliberadamente no plano divino, pelos seus atos tornando –se assim «colaboradores de Deus»

Mas agora vem aquela pergunta que nos instiga há tanto tempo :

Caic 309. Se Deus Pai todo-poderoso, Criador do mundo ordenado e bom, tem cuidado com todas as suas criaturas, porque é que o mal existe?

Caic 310. Mas, porque é que Deus não criou um mundo tão perfeito que nenhum mal pudesse existir nele? No seu poder infinito, Deus podia sempre ter criado um mundo melhor. No entanto, na sua sabedoria e bondade infinitas, Deus quis livremente criar um mundo «em estado de caminho» para a perfeição última.

Santo Agostinho diz que o MAL é a ausência do BEM. Ele não existe por si mesmo, e nem foi criado. O que podemos citar são 3 níveis de entendimento do Mal

  1. a)      Mal ontológico: E aquele de alcance espiritual, que vai além da matéria.
  • Mal físico : É aquele em que as forças naturais atuam de forma a provocar o mal . Ex.: tsunami, terremotos, catástrofes naturais,…..
  • Mal moral: está relacionado ao mal uso da nossa liberdade (pecado) .Começa com atitude ruim que tem consequências e desencadeia malefícios na família ,sociedade, ou Natureza por até mesmo décadas ou séculos;

ATIVIDADE : 1) Como você entende a frase : “O Mal é uma avalanche de pequenas pedrinhas.”

Algumas ideias sobre o Mal estão presentes em nossa cultura mas não possuem base na doutrina católica, no Catecismo. EXEMPLOS .

  1. Dizem : O corpo e a matéria são ruins mas o espírito é bom. ISSO É FALSO . Deus fez tudo que é bom e o corpo é templo do Espírito Santo.
  • Dizem : Há uma batalha entre o Bem e o Mal , entre o mundo material e espiritual, entre Deus e o Diabo ISSO É FALSO. O Diabo não tem poder sobre as forças do bem, pois é uma criatura e nem se compara a onipresença de Deus nem a sua onisciência.

QUEM SÃO OS ANJOS?    A EXISTÊNCIA DOS ANJOS UMA VERDADE DE FÉ.

Caic 330. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais . Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta.

Diz Santo Agostinho que o Anjo por sua natureza é um espírito mas por seu encargo é mensageiro.

Caic 336. Desde o seu começo até à morte , a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão . «Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida»

O homem, a imagem de Deus

CaIC 357. Porque é «à imagem de Deus», o indivíduo humano possui a dignidade de pessoa: ele não é somente alguma coisa, mas alguém. É capaz de se conhecer, de se possuir e de livremente se dar e entrar em comunhão com outras pessoas. E é chamado, pela graça, a uma Aliança com o seu Criador, a dar-Lhe uma resposta de fé e amor que mais ninguém pode dar em seu lugar.

CaIC 370. Deus não é, de modo algum; à imagem do homem. Não é nem homem nem mulher. Deus é puro espírito, no qual não há lugar para a diferença de sexos. Mas as «perfeições» do homem e da mulher refletem qualquer coisa da infinita perfeição de Deus: as duma mãe e as dum pai e esposo

A queda dos anjos

Caic 391. Por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, ( Gênesis ) há uma voz sedutora, oposta a Deus , a qual, por inveja, os faz cair na morte . A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo decaído, chamado Satanás ou Diabo . Segundo o ensinamento da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus . De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus» .

Ou seja, o diabo é existência real mas não se compara aos atributos de Deus : onipotente (todo poder) onipresença (estar em todo lugar) nem a sua onisciência (conhecer toda a verdade) . É apenas uma criatura.

PECADO ORIGINAL ( Gn3, 1-7)

Comer do fruto da árvore :Esse pecado simbólico aconteceu da vontade do ser humano se igualar a Deus .Cada pessoa não cometeu esse pecado original mas o recebe de herança do primeiro casal humano . Mas pela graça do batismo é salvo e vê restaurada sua comunhão com Deus .

ATIVIDADE : 2) DIANTE DAS SITUAÇÕES CITADAS COMPLETE COM MF ( mal físico) ou MM ( mal moral ) .

a)Chuvas torrenciais provocando transbordamento de rios ( )
b)Má reputação originado de uma mentira  ( )   
c)Doença provocada por bactéria ou vírus ( )   
d)Acidente provocado por motorista imprudente  ( )  
e)Doenças e traumas deixadas na criança por uma família agressiva (   )
f)Doenças provocadas por uso indiscriminado de agrotóxicos ( )
g)Erupção de vulcão soterrando uma cidade inteira.  ( )  

ATIVIDADE 3) Porque é imagem de Deus cada ser humano possui a dignidade de PESSOA. Apresente situações conhecidas que mostrem o desrespeito a essa dignidade. Podem pesquisar no celular por notícias da semana.

Para fazer em casa :  Aula 4 : Canal you tube Altierez dos Santos. Ler itens de 279 a 421 do Catecismo ou

Youcat, Catecismo Jovem da Igreja Católica itens de 41 a 70 . Assistir o vídeo sobre os anjos no canal “Altierez dos Santos”.

Oração: Cântico das criaturas ( Zé Vicente,São Paulo, Paulinas-comep

Onipotente e bom Senhor

A ti a honra, glória e louvor,

Todas as bênçãos de Ti nos vêem

E todo povo te diz Amém.

1-  Louvado sejas nas criaturas,

Primeiro o Sol lá nas alturas

Clareia o dia, grande esplendor

Radiante imagem de ti, Senhor

2-  Louvado sejas pela irmã Lua,

No céu criaste é obra tua

Pelas estrelas claras e belas

Tu és a fonte do brilho delas.

3-  Sejas louvado pela irmã terra

Mãe que sustenta e nos governa

Produz os frutos, nos dá o pão

Com flores e ervas sorri o chão.

Elizabeth, Catequista em Missão

Error: GraphComment couldn't be load because your settings are invalid. Please visit your admin panel and go to the GraphComment section and enter a valid website URL/ID.