Encontro 5 : CAPITULO II – CREIO EM JESUS CRISTO, FILHO ÚNICO DE DEUS.
OBJ : Reconhecer Jesus como a Revelação de Deus Pai
Oração : Senhor te agradecemos por este mundo tão bonito, sinal do teu amor . Nos permita torná-lo
por vossa graça, ainda mais perfeito através de nossas atitudes. Pai nosso…
MOTIVAÇÃO INICIAL : Deus visitou seu povo, iluminou a mente e a cultura de muitas civilizações e foi se manifestando lentamente até que os seres humanos percebessem sua presença. Não foi instantaneamente , foi respeitando a história.
Concretizou-se na KEINOSIS (abaixamento ou despojamento de sua divindade para estar conosco como Homem).
Atualmente há quem pense que conhece Jesus, porém muitos possuem ideias imprecisas de quem Ele é . Para alguns é uma ideia, uma emoção, um banqueiro ( teologia da prosperidade) , alguém que não o compromete com sua Igreja. E para você , quem é Jesus ?
O que diz o Catecismo da Igreja Católica :
Caic 426. No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai…, que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive conosco e para sempre.
Caic 430. Jesus quer dizer, em hebraico, “Deus salva.
Caic 432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa de seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. E o único nome divino que traz a salvação e a partir de agora pode ser invocado por todos, pois se uniu a todos os homens pela Encarnação, de sorte que “não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).
Caic 436.Cristo vem da tradução grega do termo hebraico “Messias”, que quer dizer “ungido”. Só se torna o nome próprio de Jesus porque este leva à perfeição a missão divina que significa. Com efeito, em Israel eram ungidos em nome de Deus os que lhe eram consagrados para uma missão vinda dele.
Caic 437. O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a Israel: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). Desde o inicio Ele é “aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo” (Jo 10,36), concebido como “Santo” no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus “a receber Maria, sua mulher”, grávida “daquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo” (Mt 1,21), para que Jesus, “que se chama Cristo”, nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi (Mt 1,16).
Caic 464. O acontecimento único e totalmente singular da Encarnação do Filho de Deus não significa que Jesus Cristo seja em parte Deus e em parte homem, nem que ele seja o resultado da mescla confusa entre o divino e o humano. Ele se fez verdadeiramente homem permanecendo verdadeiro Deus. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A Igreja teve de defender e clarificar esta verdade de fé no decurso dos primeiros séculos, diante das heresias que a falsificavam.
Jesus é o rosto humano de Deus, Jesus é o rosto divino do homem.
Caic 488. “Deus enviou Seu Filho” (Gl 4,4), mas, para “formar -lhe um corpo” quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, “uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27): Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida.
ATIVIDADES ;
1- Explique qual a importância de Maria nessa Encarnação de Deus entre nós ?
2- Copie essas passagens bíblicas
- 1 Jo 4,9
- Jo 3,16
3- Qual o significado dos nomes JESUS e CRISTO para a mesma pessoa?
4- Quando se fala em Jesus Cristo algumas pessoas as vezes se deixam levar por discursos daqueles que querem se aproveitar para conseguir alguma vantagem ou até mesmo o confundem com as próprias necessidades. Comente com o grupo essas situações.
Para fazer em casa: Aula 5 : Canal you tube Altierez dos Santos. Ler itens de 422 a 511 do Catecismo ou Youcat, Catecismo jovem da Igreja Católica itens de 72 a 77 . .
ORAÇÃO VOCACIONAL DE SÃO JOÃO PAULO II:
Pai santo, fonte perene da existência e do amor, que mostras no homem vivente o esplendor da tua glória, e colocas no seu coração a semente do teu chamado, faze com que nenhum deles ignore esse dom ou o perca, por negligência de nossa parte, mas que todos, com total generosidade, possam caminhar rumo à realização do teu Amor… Pai nosso…
Elizabeth, Catequista em Missão