Encontro 6: OS MISTÉRIOS DA VIDA DE JESUS. CAIC

CURSO DO CATECISMO

Encontro 6 : OS MISTÉRIOS DA VIDA DE JESUS.

OBJ: Conhecer as  passagens mais significativas da vida de Jesus.

Oração : Jesus, que chamastes os apóstolos para segui-lo, mostra-nos o caminho para podermos também nós irmos ao teu encontro. Pai nosso

MOTIVAÇÃO INICIAL :

Muito se comenta sobre a vida de Jesus: são vídeos , conferências, documentários, filmes de longa metragem , novelas, séries, livros ..etc….

Alguns querem imaginar seu aspecto físico, sua vida oculta e infância junto de sua família em Nazaré. Porém a fonte que temos para conhecer Jesus são os Evangelhos e eles quase nada dizem da sua vida em Nazaré, e ainda grande parte da sua vida pública não é relatada. Porém o fundamental foi registrado, e foi feito «para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome» (Jo 20, 31).

Os mistérios da infância e da vida oculta de Jesus

Caic 522. A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento tão grandioso, que Deus quis prepará-lo durante séculos.

Caic 525. Jesus nasceu na humildade dum estábulo, no seio duma família pobre. As primeiras testemunhas deste acontecimento são simples pastores. E é nesta pobreza que se manifesta a glória do céu . A Igreja não se cansa de cantar a glória desta noite.

Acontecimentos de destaque na infância de Jesus :

  1. A circuncisão de Jesus, oito dias depois do seu nascimento ( Lc 2, 21)
  2. A Epifania que celebra a adoração de Jesus pelos «magos» vindos do Oriente ( Mt 2, 1-12 )
  • A apresentação de Jesus no templo Jesus é reconhecido como o Messias tão longamente esperado. ( Lc 2,22-24)
  • A fuga para o Egito e o massacre dos Inocentes manifestam a oposição das trevas à luz ( Mt 2, 13-16)

Caic 534. O reencontro de Jesus no templo é o único acontecimento que quebra o silêncio dos evangelhos sobre os anos ocultos de Jesus. Nele, Jesus deixa entrever o mistério da sua consagração total à missão decorrente da sua filiação divina: (Lc 2, 41-52)

Caic 531. Durante a maior parte da sua vida, Jesus partilhou a condição da imensa maioria dos homens: uma vida cotidiana sem grandeza aparente, vida de trabalho manual, vida religiosa judaica sujeita à Lei de Deus, vida na comunidade.

Os mistérios da vida pública de Jesus

O Catecismo aponta alguns  pontos essenciais pra conhecer a vida publica de Jesus :

1)O BATISMO DE JESUS: Mt 3,13-17 . A partir do seu batismo Jesus inaugura a sua missão. Ele vem até João como um pecador do seu tempo.. O Espírito Santo que Jesus possui em plenitude, vem «repousar» sobre Ele e Jesus será a fonte do mesmo Espírito para toda a humanidade.

2)A TENTAÇÃO DE JESUS ; Mt 4, 1- 11 .Os evangelhos falam dum tempo de solidão que Jesus passou no deserto imediatamente depois de ter sido batizado por João. No fim desse tempo, Satanás tenta-O por três vezes. Essas tentações são resumidas na busca de TER, SER E PRAZER, aquelas que nossa natureza frágil e limitada também está sujeita constantemente. Jesus vence o tentador.

3)O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS E SEUS SINAIS

Jesus anuncia que o Reino é dos pobres e pequenos, quer dizer, dos que O acolheram com um coração humilde. Ele convida os pecadores para a mesa do Reino. Por meio de parábolas , convida a todos para o banquete , mas exige também uma opção radical:. As palavras não bastam, exigem-se atos.

Jesus acompanha as suas palavras com numerosos «milagres, prodígios e sinais» , os quais manifestam que o Reino está presente n’Ele. Comprovam que Ele é o Messias anunciado .

Ele não veio para abolir todos os males deste mundo , mas para libertar os homens da mais grave das escravidões, a do pecado que os impede de realizar a sua vocação de filhos de Deus e é causa de todas as servidões humanas.

Desde o princípio da sua vida pública, Jesus escolheu alguns homens, em número de doze, para andarem com Ele e participarem na sua missão. Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica, a autoridade para governar a Casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, confirmou este cargo depois da sua ressurreição: , a autoridade para absolver os pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja.

  • TRANSFIGURAÇÃO. Mt 17,1-9 A Santíssima Trindade está presente . O corpo de Cristo se torna glorioso, transformando-se em sua essência. Ele era como uma luz, transformou-se na sua própria versão gloriosa . É sinal de nossa própria ressurreição

5)ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM : Lc 19, 28-38 A entrada de Jesus em Jerusalém manifesta a vinda do Reino que o Rei-Messias vai realizar pela Páscoa da sua morte e da sua ressurreição. É com a sua celebração, no Domingo de Ramos, que a Liturgia da Igreja começa a Semana Santa.

ATITUDES DE JESUS QUE ESCANDALIZARAM As PESSOAS DE SUA EPOCA

Caic 588. Jesus escandalizou os fariseus por comer com os publicanos e os pecadores. Contra aqueles «que se consideravam justos e desprezavam os demais» Jesus afirmou: «Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».

Caic 589. Jesus escandalizou, por ter identificado a sua conduta misericordiosa com os pecadores, com a atitude do próprio Deus que é misericordioso com o pecador arrependido.

«JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO»

Caic 627. A morte de Cristo foi uma verdadeira morte, na medida em que pôs fim à sua existência humana terrena. Mas por causa da união que a Pessoa do Filho manteve com o seu corpo, este não se tornou um despojo mortal como os outros, porque «não era possível que Ele ficasse sob o domínio» da morte e, por isso, «o poder divino preservou o corpo de Cristo da corrupção»

Concluímos : Todos os pecadores foram autores da paixão de Cristo. Ainda hoje o renegamos com nossas atitudes: comodismo , julgamentos , orgulho, omissão. A humanidade continua negando Jesus e levando –o a cruz depois de mais de 2000 anos.

A vida e morte de Jesus continuam sendo atualizadas e, de geração em geração transmitem a mais bonita mensagem para a humanidade.

ATIVIDADES :

1-Pesquise os mistérios luminosos do terço e identifique ali os principais mistérios da vida pública de
 Jesus
2-Jerusalém é o nosso coração é aqui e é agora É o nosso território sagrado onde Jesus precisa
 entrar. Quando nosso coração está fechado, cheio de amargura, ele não deixa Jesus entrar. Qual
 faxina diária devemos fazer para deixa-lo entrar?

3- Junto com as palavras , Jesus apresentava os sinais que manifestam e comprovam que Ele é o Messias prometido . Pesquise na sua Bíblia 2 passagens sobre os milagres de Jesus.

Para fazer em casa : Aula 6 : Canal you tube Altierez dos Santos. Ler itens de 512 a 623 do Catecismo ou Youcat, Catecismo jovem da Igreja Católica itens de 94.a 103.

Oração de são Tomas de Aquino:

Deus de amor concede-nos uma inteligência que te conheça, uma angústia que te procure, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança, enfim que te possua. Amém!

Elizabeth, Catequista em Missão

Error: GraphComment couldn't be load because your settings are invalid. Please visit your admin panel and go to the GraphComment section and enter a valid website URL/ID.