Encontro 7 : A MORTE REDENTORA DE CRISTO NO DESÍGNIO DIVINO DE SALVAÇÃO E CREIO NO ESPÍRITO SANTO
OBJ: Perceber a ação do Espírito Santo como aquele que anima e conduz os cristãos a viver a comunhão e a partilha.
Oração : Ó Deus que pela morte de seu Filho destruístes a morte que o pecado de Adão transmitiu a todos, concedei que nos tornemos semelhantes a Jesus para que possamos transmitir aos que convivem conosco a imagem do Homem novo.
MOTIVAÇÃO INICIAL : Contemplar a cruz de Cristo numa Igreja, levar essa cruz numa correntinha no pescoço, que significado tem para você ? Pense nessa questão . E o Espírito Santo, o que você pensa quando escuta essa expressão? Vamos hoje conversar sobre esses assuntos.
A MORTE REDENTORA DE CRISTO
Jesus morreu e foi sepultado. Morreu de verdade porque viveu de fato. Cumpriu antiga profecia que dizia que viria pra toda a criação, inclusive os mortos.
Ele ressuscita e não é reconhecido pois está com o seu corpo glorioso, idêntico, porém na sua melhor versão, liberto de toda dor e sofrimento.
O Creio ensina : “ Desceu a mansão dos mortos” . Significa que desceu ao Sheol (na linguagem dos judeus ): lugar das sombras, onde as almas estão esperando. Acreditavam que era embaixo da terra.
Hades (linguagem dos gregos ) : reino dos mortos, onde havia estrutura como a nossa e era local de penitência.
Desses 2 conceitos surgiu a expressão MANSÃO DOS MORTOS : Local em que aqueles que foram justos esperam o Redentor. Jesus desce a mansão dos mortos para cumprir a redenção de todos os que estavam ali aprisionados, cumprindo assim completamente sua missão de vir ao encontro de toda a criação, dos vivos e dos mortos
Ao fim de 3 dias Jesus ressuscitou e apareceu a várias pessoas por 40 dias: Maria Madalena, a alguns apóstolos e ainda a outros que acreditavam estar diante de um espírito, não reconhecendo o Senhor.
Caic 652.A Ressurreição de Cristo é cumprimento das promessas do Antigo Testamento” e do próprio Jesus durante sua vida terrestre. A expressão “segundo as Escrituras” indica que a Ressurreição de Cristo realiza essas predições.
“JESUS SUBIU AOS CÉUS, ESTÁ SENTADO ÀDIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO”
Caic 659. “E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se.
Caic 662. No céu, Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio, “por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive eternamente para interceder por eles”
PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS : e essa ação não é como a justiça humana. Ela quer alcançar todas as criaturas.
Caic 678. Na linha dos profetas e de João Batista, Jesus anunciou em sua pregação o Juízo do último Dia. Então será revelada a conduta de cada um e o segredo dos corações. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino. Jesus dirá no último Dia: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).
CAPITULO III – CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Caic 683 Ele é o Senhor de toda criação, Senhor da vida, é o espirito e a força que nos anima. Está presente na criação desde o principio. Nas águas do diluvio é simbolizado pela pomba.
Ele é a grande inteligência ,o grande harmonizador, ocupa-se de fazer com que tudo continue fluindo em direção a Deus. Ele continua criando hoje e está presente escrevendo a história da Salvação. Anima, fortalece e santifica a criação . Dizemos ainda que o Espírito Santo habita nossos bons pensamentos, e inspira nossas boas ações. Ele se manifesta na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição , no Sagrado Magistério, na liturgia sacramental , na oração , nos carismas, nos sinais de vida apostólica, e no testemunho dos santos.
AS DENOMINAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO : Paráclito ( defensor ), consolador, espírito de Verdade
símbolos : água, unção, fogo, nuvem de luz, selo, pomba, mão, dedo…
O Espírito Consolador vem nos ajudar a vencer as situações difíceis da frágil humanidade, afinal não pertencemos a esta realidade caótica e sim ao céu. Podemos nos comportar como exilados ( passando pelo mundo sem oferecer e contribuir com nada. )ou embaixadores do céu, abertos ao Espírito Santo (ajudando a construir esse reino de Deus ). O Espírito Santo frutifica nas pessoas as melhores qualidades que possuem, em vista a construção desse Reino. Ultrapassa o tempo, o espaço e nossa mínima compreensão sobre Ele.
Caic 736. É por este poder do Espírito que os filhos de Deus podem dar frutos que são: paz, amor, alegria, paciência, lealdade, mansidão, domínio de si. Quanto mais renunciarmos a nós mesmos, tanto mais o Espírito nos faz agir.
ATIVIDADE :
1- | Na arte o Espírito Santo também é representado. Por exemplo na imagem de Michelangelo na capela Sistina , o dedo de Deus buscando o dedo de Adão. Esse dedo é o Espírito Santo porque através dele Deus toca nossa realidade. Pesquise no seu celular essa imagem famosa, contemple cada detalhe e pesquise sobre ela . |
2- | Em duplas ler na Bíblia um texto que apresenta a manifestação do Espírito Santo: Anunciação, Batismo de Jesus, Pentecostes e comentar com a turma. |
3- | Caic 635 : Copie este item num cartão e o mantenha na Bíblia. Esta é uma antiga homilia pro sábado santo. |
Para fazer em casa : Aula 7 : Canal you tube Altierez dos Santos. Ler itens de 624 a 747 do Catecismo ou Youcat, Catecismo jovem da Igreja Católica itens de 103 .a120.
ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO : Vinde Espirito Santo, enchei os corações dos vosso fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação, Por Cristo Senhor nosso. Amém!
Elizabeth, Catequista em Missão