Encontro 8: CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA. CAIC

CURSO DO CATECISMO

Encontro 8: CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

OBJ: Reconhecer a Igreja Católica como aquela fundada por Cristo, e que reúne todos os povos para viver o amor e no serviço aos irmãos.

Oração: Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra…

MOTIVAÇÃO INICIAL: Grandes catedrais, pequenas capelas , seria isso a Igreja ? Tantas denominações e ainda outras que aparecem cada dia em cada rua, em cada esquina, em cada bairro, mas qual a verdadeira Igreja fundada por Cristo ? Por que Cristo quis a Igreja ? Hoje vamos conversar sobre isso.

A IGREJA NO DESÍGNIO DE DEUS

A Igreja Católica é artigo de fé, é a face de Cristo visível no mundo. É impossível se proclamar cristão sem acreditar na Igreja , pois ela foi revelada por Cristo e cultivada na comunidade dos apóstolos. Sua verdade é inegociável, assim como é inegociável o dogma da Trindade.

Modernamente e nos últimos séculos ouvimos movimentos contrários a ideia da pertença a igreja, numa tentativa de diluir as bases da religião . Eles pregam :

  1. Jesus sem Igreja: acham que Ele pode estar em qualquer lugar , em qualquer igreja de qualquer denominação , e de interesses duvidosos .
  • Deus sem Jesus : diz-se que Deus é uma energia, uma força cósmica e Jesus é um homem qualquer, um iluminado, um revolucionário do seu tempo.
  • Mundo sem Deus : é o chamado secularismo, Deus fica de fora da cultura e da vida em sociedade.

PERGUNTA Como você se posiciona diante dessas afirmações ? já ouviu em algum lugar ? Já se sentiu inclinado a acreditar nessas ideias. ? Será que esses opositores conseguirão se impor ? Discuta com seu grupo

I. Os nomes e as imagens da Igreja

Caic 751. A palavra «Igreja significa «convocação». Designa as assembleias do povo em geral de carácter religioso.

Caic 752. «A Igreja» é o povo que Deus reúne no mundo inteiro. Ela existe nas comunidades locais e realiza-se como assembleia litúrgica, sobretudo eucarística. Vive da Palavra e do Corpo de Cristo, e é assim que ela própria se torna Corpo de Cristo.

OS SÍMBOLOS (Caic 753 e seguintes)

  1. Rebanho universal do Senhor
  • Campos de Deus, onde Deus semeou e cultivou ( 1 Cor)

c)  Construção de Deus feita nesse mundo a partir da Igreja

d)  Esposa de Cristo que a “amou, e pela qual Se entregou para a santificar”

A igreja é reunida em sua cabeça, Cristo, e o corpo que somos nós pois este possui vários órgãos com características diferentes, mas todos importantes. Compara-se aos ministérios diversos na Igreja .

Fundação da Igreja:

  1. Durante seu ministério Jesus fala da Igreja continuadora de sua missão: Mt 16, 15-20
  • Na conversa com Pedro entrega-lhe as chaves do céu
  • Consumou na cruz ao referir-se a Maria e o discípulo João : Jo 19, 25-27
  • Mostrou sua universalidade no dia de Pentecostes, que reuniu povos de várias línguas e nações: At 2, 1-13

Caic 759 . «O eterno Pai, que pelo libérrimo e insondável desígnio da sua sabedoria e bondade, criou o universo, decidiu elevar os homens a participação da vida divina», para a qual a todos convida em seu Filho: «E, aos que creem em Cristo, decidiu convocá-los na Santa Igreja». Esta «família de Deus» constituiu-se e realizou-se gradualmente ao longo das etapas da história humana, segundo as disposições do Pai: de fato, a Igreja «prefigurada já desde o princípio do mundo e admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na antiga Aliança, foi constituída no fim dos tempos, e manifestada pela efusão do Espírito Santo, e será gloriosamente consumada no fim dos séculos» .

Então :

Cristo fundou a Igreja. Ela foi perseguida, tendo seus primeiros 50 papas martirizados, mas ela permaneceu . Mudaram as culturas, tempos, costumes e ela permanece numa linha contínua de sucessão, há mais de dois mil anos . Com certeza é a instituição mais antiga da humanidade. Ela está na base da nossa civilização, preservou a filosofia, as artes, é a mãe da ciência ( apesar que alguns ainda hoje injustamente a considerarem contrária a ciência) , fundou a escola como a conhecemos , universidades, obras de caridade, Santas casas e é detentora de grande riqueza que pode curar o mundo pois é manifestada pelo Espírito Santo. Somos povo de Deus reunido por meio do Batismo, temos um chefe : Cristo que é Deus. Temos a condição da liberdade , a lei do amor, a missão de ser sal da terra e luz do mundo e a meta que é o Reino de Deus . A Igreja é marial, pois olha para Maria como modelo, sendo santa e humana. A Igreja é romana pois fundada por Pedro e Paulo, manteve-se guardando o tesouro da fé . A Igreja é, ao mesmo tempo, visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. É una, mas formada por um duplo elemento: humano e divino. A Igreja é o sacramento da salvação, Sinal de Deus no mundo e também sacramento da unidade do gênero humano pois congrega todos os povos do mundo. Por esse motivo toda forma de extremismo e sectarismo( racismo, xenofobia, misoginia) devem ser combatidos.

A IGREJA É UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA

Caic 811. Esses 4 atributos a Igreja não os confere a si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo,

concede à sua Igreja que seja una, santa, católica e apostólica, e é ainda Ele que a chama a realizar cada uma destas qualidades.

A Igreja é Una porém as rupturas ou divisões que ferem a unidade do Corpo de Cristo ( a heresia, a apostasia e o cisma) devem-se aos pecados dos homens.

O que é Igreja particular?

Partícula do corpo de Cristo. Pode ser prelazia, diocese, arquidiocese, metropolita, uma porção do povo de Deus. Aqui é chamada de Diocese ou arquidiocese.

ATIVIDADE :

1)  Sendo você Igreja, como acha que pode contribuir para fazer do mundo um lugar melhor  ?

Você conhece alguma instituição católica que faz isso?

  • 2)      Para fazer em casa : Aula 8 : Canal you tube Altierez dos Santos. Ler itens de 748 a 870 do Catecismo ou Youcat 121 ate 138, Catecismo jovem da Igreja Católica e o vídeo da Associação Católicos voltem para casa: https://www.youtube.com/watch?v=9BtYKgUXFLU

Oração : Senhor, ajuda-nos a ser a tua Igreja, iluminando o mundo tão carente de gestos de bondade .

Pai nosso…

Elizabeth, Catequista em Missão

Error: GraphComment couldn't be load because your settings are invalid. Please visit your admin panel and go to the GraphComment section and enter a valid website URL/ID.