A Coroa do Advento

A Coroa de Advento já entrou em grande parte das Igrejas durante o Tempo do Advento. No Brasil, seu uso é geral. Por isso, aqui vamos falar do uso da Coroa de Advento na Missa.

Para início de conversa, é bom deixarmos bem claro que, não existe qualquer prescrição nos livros litúrgicos sobre a Coroa de Advento. Desse modo, estamos livres para usar de uma lúcida criatividade na celebração, assim como já fazemos eventualmente com outros símbolos que usamos na apresentação dos dons. Neste sentido, também é importante lembrarmos que o uso da Coroa de Advento é algo facultativo e não obrigatório. Por isso, se formos à Missa durante o Tempo do Advento, e lá não tiver a Coroa de Advento, nós não vamos nos escandalizar, ou perder a fé, ou até mesmo achar que aquela comunidade esqueceu de preparar a Coroa de Advento, uma vez que seu uso é facultativo. Talvez, umas das dúvidas frequentes que escutamos em nossas comunidades é: Onde colocar a Coroa de Avento? A Coroa de Advento pode ser colocada em quatro lugares diferentes, de acordo com a escolha e espaço da sua comunidade.

A primeira sugestão, é que a Coroa de Advento seja colocada junto à Mesa da Palavra ou junto à Cruz processional, ao lado do altar. A segunda sugestão, é que ela seja colocada no centro do altar, isto é, na frente do altar(não indicamos), ou também no centro da Igreja, em um lugar um pouco elevado.

O tempo do Advento é momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. A celebração do Advento é um meio precioso para nos ensinar sobre o mistério da salvação. A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. È tempo propício à conversão. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Flores e instrumentos musicais sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.

Entre os símbolos do Advento, há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo.

A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

Forma circular – O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

Ramas verdes – Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

Quatro velas – As quatro velas da coroa simbolizam cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos a coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. Na medida em que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

Quanto às velas na coroa, podemos usar:

A) 3 velas roxas e uma rosa para o terceiro domingo
A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.

B) 4 velas nas cores litúrgicas:advento-site
A primeira vela (ROXA) lembra o perdão concedido a Adão e Eva.

A segunda (VERMELHA) simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a qu
em foi anunciada a Terra Prometida.

A terceira (BRANCA) lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.

A quarta (VERDE) recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

C) Na falta de velas coloridas, podemos usar velas brancas ou amarelas, decorando-as com alguma das cores das opções anteriores. Que a nossa preparação para celebrar o Natal de Jesus seja alegre cristã! Visite a Capela Virtual e as Páginas Natalinas no portal das Apóstolas
Fontes:

http://www.franciscanosrondinha.com.br/noticias/visualizar-noticia.vm?id=104680570

http://www.redesagradosul.com.br/noticias/acende-se-a-primeira-vela-do-advento-8738/

Error: GraphComment couldn't be load because your settings are invalid. Please visit your admin panel and go to the GraphComment section and enter a valid website URL/ID.