PROJETO BÍBLIA VIVA: um sonho, um esforço, uma bênção!

Ana Luisa Santos

Elizabeth Pereira Martins

Em abril de 2021, enquanto nossa comunidade Catequista em Missão realizava o Curso de Introdução à Sagrada Escritura, no auge da pandemia da Covid 19 no Brasil, lançamos o projeto BÍBLIA VIVA, que propunha reunir pessoas para viverem a experiência de escrever com sua própria letra parte do Livro Sagrado, tão precioso para nós católicos. Sim, isso mesmo, milhares de mãos redigiriam todo o conteúdo da Sagrada Escritura versículo por versículo.

O sonho foi acolhido no coração de muitas pessoas, cerca de 700, divididas em 06 grupos que comporiam 3 bíblias inteiras totalmente manuscritas: algo inédito e impensável para muitos. Todo o projeto concebido pelo catequista Altierez dos Santos foi organizado pelas catequistas Ana Luisa Santos, Benilde Luciana Santos, Elizabeth Pereira Martins, Irene Angeluci, Márcia Stein e Maria Evangelista, que coordenaram a organização dos grupos, distribuindo os textos, recolhendo-os em seus endereços e por fim organizando-os para a editoração gráfica. A partir daí tudo seria uma grande surpresa: Conseguiríamos tocar o coração das pessoas? Haveria a perseverança necessária? Afinal os desafios seriam muitos.

Sim, a UNIÃO foi grande e venceu. Do Brasil, de Portugal e de Angola, com muitas mãos abençoadas, concluíram-se os manuscritos. União de irmãos na fé, na vida em Cristo, irmãos que se uniram e descobriram uma força inimaginável. Ouvimos muitos testemunhos, tantas dificuldades, mas também tantas alegrias. Mesmo sem nos conhecer sentíamo-nos família, como de fato o somos aos olhos de Deus.

Feito um lindo trabalho gráfico e o 1º. exemplar com aproximadamente 5 mil  páginas se distribuiu em  12 volumes. E o seu destino foi revelado depois de tudo concluído; o primeiro exemplar seria enviado para o nosso SANTO PADRE PAPA FRANCISCO, outro exemplar iria para CNBB e outro ficaria com a equipe Catequista em Missão. Marcou-se esse momento de alegria com uma transmissão ao vivo pelo canal do catequeta Altierez dos Santos reunindo as coordenadoras, que emocionadas deram depoimentos tocantes sobre o que viveram.  

Segundo a coordenadora Irene Angeluci, participar do Projeto “foi vivenciar a verdadeira palavra do Evangelho… ouvir, falar, escrever na esperança da realização”, destacando ainda a riqueza de humanidade e muitas surpresas que acompanharam a elaboração do trabalho. Impressão compartilhada pela secretária do projeto, Maria Evangelista, que destacou as muitas emoções e sentimentos envolvidos: “Quando recebi a primeira remessa de escritos, a emoção foi muito forte e marcou minha vida: tinha nas mãos cinco mil páginas escritas com amor, lágrimas, curas e testemunhos, escritas por pessoas que talvez eu não conheça nesta vida, unidas no propósito de amor pela Igreja. Fiz questão de beijar cada volume como forma de agradecimento a Deus. Quando me despedi da caixa com destino ao Vaticano, rezei muito ali para que tudo desse certo e o Papa recebesse a Bíblia”.

A coordenadora Márcia Stein destacou que “foi a experiência com Deus e com as pessoas que participaram desse projeto muito edificante e emocionante. Fiz amigos, vivi a realidade difícil de muitas pessoas diante do projeto e da própria vida. Chorei e dei gargalhadas, rezei e recebi orações muitas vezes diante de situações inusitadas. Enfim, o projeto me ensinou muito, percebi que tenho limitações como outras pessoas e que posso ajudar mais do que imaginei”.

As palavras da coordenadora Benilde Luciana Santos resumem o sentimento de toda a equipe do trabalho tão exigente quanto gratificante: “experiência inabalável de amor, entrega, paixão por conhecer e vivenciar tantas coisas através da palavra de Deus, por ter vivido tudo isto muito obrigada. Gratidão”.

E em março de 2022, com grande alegria, recebemos do Vaticano a CARTA em que Sua Santidade agradece a oferta , e faz votos de que essa experiência seja ocasião de uma  verdadeira conversão para todos os envolvidos, terminando por conceder  a BENÇÃO APOSTÓLICA, extensiva aos familiares e catequizandos.

 

Louvamos a Deus por nos proporcionar essa oportunidade e a todos que estiveram juntos nessa caminhada que ficará eternizada em nossos corações.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram