Encontro 2. A SAGRADA ESCRITURA, A LUZ DA FÉ. CAIC

OBJ : Conhecer a Sagrada Escritura e sua importância na vida do cristão.

ORAÇÃO : Que o Espírito Santo, nos ilumine, nos alcance para que de todas as formas possamos conhecera sagrada fé católica e assim testemunhá-la diante de todos neste mundo . Amém !

MOTIVAÇÃO INICIAL :

Você possui a Bíblia ? Reconhece nas conversas das pessoas expressões retiradas desse livro e que de tão significativas já fazem parte de nossa comunicação ? Ex: “o bom samaritano”(quando nos referimos a alguém solidário) “lavar as mãos diante de uma situação” (aquele que erra por omissão assim como Pilatos) “ quem nunca errou atire a primeira pedra” (refere-se ao encontro de Jesus com a mulher pecadora) , “cair do cavalo” (referência a Saulo que perseguia os cristão, “é bom separar o joio do trigo” ( quando nos referimos a distinguir o que bom do que é mal ) . Então, a Bíblia está muito mais presente no nosso meio do que podemos imaginar . Precisamos conhecê-la para nos deixar iluminar por seus ensinamentos e também não nos deixar levar por interpretações equivocadas.

  • Conte para o grupo : Que experiência você possui com este livro ?

ILUMINANDO COM A BÍBLIA : 2Tim 3,14-17

“Deus quis , em sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo “ (Dei Verbum – DV)

A Bíblia é considerada sagrada porque foi escrita sob a inspiração do Espírito Santo. Não veio pronta do céu, não foi ditada de modo mágico. Deus teve parceiros: pessoas que Ele escolheu e que registraram a experiência de fé. A Bíblia não é livro de Ciências, de História ou Geografia. Não traz receitas prontas . Por exemplo: na visão do povo da Bíblia, a terra era o centro e o Sol é que girava em volta do nosso planeta. Ninguém está convidado a brigar com o professor de Ciências só porque essas coisas estão na Bíblia.

Caic 109 : Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira dos homens. Portanto, para beminterpretar a Escritura, é necessário prestar atenção ao que os autores humanos realmente quiseram dizer, e àquilo que aprouve a Deus manifestar-nos pelas palavras deles.

A DV chama a atenção para a necessidade de considerar, em cada texto , o gênero literário que esta sendo usado, bem como o tempo e a cultura do autor humano. Ela nos convida a corrigir nossa tendência natural de fazer leitura ao pé da letra. Deus para se comunicar usou o jeito humano de falar, às vezes exagerado. Usando comparações e símbolos tratamos Deus como se ele agisse como nós e tivesse reações iguais as nossas. . Por isso encontramos textos que falam do braço, das mãos , das costas de Deus, como se Ele tivesse um corpo como o nosso. A Bíblia fala até na vingança de Deus porque o povo entende Deus a partir do nosso jeito humano de reagir aos fatos da vida. Aliás, ainda hoje, muita gente ainda acha que Deus deve mandar desgraças a seus inimigos. Outro exemplo : Não se contestava a escravidão no tempo do povo da Bíblia. É claro que isso não pode servir de argumento para justificar que um cristão hoje fique indiferente diante de situações de escravidão ou de falta de respeito ao direito de quem trabalha, o mesmo acontecendo com a condição da mulher. ( “Como nossa Igreja lê a Bíblia- Equipe nacional da Dimensão Bíblico-catequética )

O Espírito Santo é o intérprete da Escritura Sagrada. Pedimos sempre seu dom antes de ler a Bíblia

Caic 115. Segundo uma antiga tradição, podemos distinguir dois sentidos da Escritura: o sentido literal e o sentido espiritual, subdividindo-se este último em sentido alegórico, moral e anagógico.

  1. Literal : apresenta fatos tais como aconteceram
  • Alegórico : através de linguagem simbólica, metáforas, ou parábolas transmitem ensinamentos relevantes maiores do que aquele que está escrito .
  • Moral : Deixa um ensinamento para conduzir-nos a um comportamento justo.
  • Anagógico :Possui interpretação mística que aponta para verdades maiores.

A Igreja recebe e venera, como inspirados, os 46 livros do Antigo e os 27 do Novo Testamento . Os quatro evangelhos ocupam um lugar central, dado que Jesus Cristo é o seu centro. A unidade dos dois Testamentos deriva da unidade do plano de Deus e da sua Revelação. O Antigo Testamento prepara o Novo, ao passo que o Novo dá cumprimento ao Antigo. Os dois esclarecem-se mutuamente; ambos são verdadeira Palavra de Deus.

PARTILHA/ Atividade

  1. “ É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal” . Cântico do livro  Louvemos o Senhor
  • Qual sinal a Palavra de Deus pode deixar na vida de algúem ?
  • “ Histórias, nossas histórias, dias de luta, dias de glória….” Chorão
  • O povo da Bíblia escreveu sua experiência do Deus que permanecia ao lado nas lutas , vitórias e derrotas. Você consegue perceber a presença de Deus em suas lutas diárias. ?
  • ..” e aprendi que se depende sempre de tanta muita diferente gente.. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outas tantas pessoas. ‘…” Caminhos do coração “ .Gonzaguinha
  • Os homens e mulheres da Bíblia, especialmente do Novo Testamento nos deixaram um exemplo a

seguir. Pesquise alguns e veja com quem melhor você se identifica : A coragem de Paulo, a fé de Abraão, a disponibilidade de Maria, fidelidade de Rute, o compromisso de Ester, o libertador Moisés, os profetas que denunciam as injustiças ?

Para fazer em casa : Aula 2 : Canal you tube altierez dos santos. Ler itens de 101 a 184 do Catecismo ou Youcat, Catecismo Jovem da Igreja Católica itens de 14 a 19.

Oração: Que o Espirito Santo nos inspire, ilumine e torne possível nosso bom entendimento da Sagrada Escritura . Amém!

Elizabeth

Catequista em Missão

Error: GraphComment couldn't be load because your settings are invalid. Please visit your admin panel and go to the GraphComment section and enter a valid website URL/ID.